Informação ajuda condomínio a se prevenir contra acidentes e doenças do trabalho

3 de março 2015

Dicas / Notícias | 0 Comentário(s)

Um acidente de trabalho afeta não apenas a vida do colaborador, mas mexe diretamente no equilíbrio do ambiente em que essa pessoa atua. Não por acaso, nos últimos anos muitas organizações vêm investindo cada vez mais na prevenção de riscos.

Como os condomínios não ficam de fora desse processo, a Universidade Corporativa Secovi Rio (UniSecovi Rio) disponibiliza o curso CIPA – Prevenção de Acidentes e Doenças Decorrentes do Trabalho, que busca oferecer aos profissionais uma visão abrangente sobre medidas de prevenção.

A próxima turma do curso terá aulas de 9 a 13 de março, com o facilitador José Pedro de Assis Júnior. Técnico em Segurança do Trabalho, ele irá explicar que tipo de ação deve ser realizada para o cumprimento da Norma Regulamentadora 5 (NR-5).

Na entrevista abaixo, ele adianta alguns dos temas mais estratégicos nessa área e revela: informação é a principal arma para que um condomínio evite uma doença ou acidente decorrente de trabalho.

A que tipo de risco um condomínio está vulnerável?

Condomínios têm riscos elétricos expressivos, como também espaços confinados como cisternas e caixas d’água, locais onde são requeridos cuidados especiais para acesso e exposição. Acidentes graves ocorrem nestes ambientes e pessoas sofrem sérias lesões em casos onde não foram implantadas medidas de controle necessárias.

Quais os problemas mais comuns?

Estudos recentes apontam que os trabalhos realizados em altura, atividades que envolvam eletricidade e espaços confinados lideram as estatísticas de acidente de trabalho nos condomínios.

Quais problemas o curso visa solucionar?

Serão enfocados aspectos voltados às edificações, máquinas e equipamentos, antecipação e reconhecimento de riscos, bem como na atuação nas questões ambientais e na higiene ocupacional. O participante da capacitação recebe informações e passa a ter uma visão abrangente sobre os riscos de acidentes existentes em uma instalação predial.

Poderia explicar um pouco mais sobre a NR-5?

Trata-se de uma Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece a obrigatoriedade de capacitação de membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O documento disciplina a elaboração da CIPA, enfoca os critérios e a determinação legal a ser seguida pelos empregadores na realização do treinamento, orienta sobre as principais atribuições do trabalhador capacitado, abordando os direitos e deveres do empregador e dos empregados.

O que um condomínio deve fazer para ter uma CIPA?

Grande parte dos condomínios residenciais e comerciais necessita capacitar um membro designado para ser treinado no conteúdo determinado pela NR-5. Condomínios que possuem um número expressivo de funcionários necessitam ter uma comissão instituída. Essa mudança depende do número de funcionários contratados.

Para saber mais sobre o curso CIPA – Prevenção de Acidentes e Doenças Decorrentes do Trabalho, da UniSecovi Rio, clique aqui.

Fonte: SecoviRIo

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    31  +    =  39

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA