Especialistas listam 10 itens que valorizam apartamentos

9 de junho 2016

Dicas | 0 Comentário(s)

A busca por um apartamento demanda análise de diversos fatores, como o preço, tamanho, número de quartos, localização e outras variáveis. No entanto, algumas características ajudam a valorizar os imóveis, deixando-os mais atrativos para os compradores. Alguns especialistas ouvidos pelo G1 Goiás, entre corretores, arquitetos, compradores e engenheiros, listaram dez itens que chamam a atenção de moradores em potencial.

Os profissioanis destacam que fatores como boa localização, investimento em segurança e estrutra para instalação de equipamentos, como ar condicionado, são muito imortantes e funcionais. Ainda assim, a estética do lugar não fica em segundo plano. Espaços integrados, cores neutras, iluminação adequada e boa apresentação também estão entre as caracterísitas que valorizam os imóveis.

1 – Localização e vista
Entre os principais fatores que valorizam os imóveis está a localização. O diretor comercial da construtora Opus Marcos Henrique Álvares Santos afirmou que a vida moderna exige que as pessoas morem próximas aos locais que frequentam.

“Hoje em dia, com o trânsito cada vez pior e as pessoas buscando mais qualidade de vida, é importante morar perto de espaços de lazer, conveniência como mercados, padarias, restaurantes e que permitam acesso fácil para deixar os filhos na escola ou ir ao trabalho, isso conta muito”, afirmou.

Já a corretora Ermelinda Martins ressaltou que o local onde o imóvel é construído valoriza muito, dependendo da vista que ele proporciona ao morador. “Você pode mudar quase tudo em um apartamento, menos a localização dele. Se tem vista para um parque ou um horizonte melhor, por exemplo, ele tem um valor muito diferente. Uma coisa é dar de cara com outro prédio outra é ter uma visão de cima, por isso que as coberturas são mais caras, porque têm privacidade e vistas diferenciadas”, pontuou.

2 – Estrutura
Para conseguir instalar alguns equipamentos, como ar condicionado, por exemplo, é preciso que o imóvel tenha estrutura para receber esses aparelhos. O engenheiro e sócio da EBM Rodrigo Meirelles avaliou que os imóveis mais novos podem oferecer essas possibilidades ao comprador.

“O apartamento que oferece pontos elétricos em lugares estratégicos, estrutura para receber ar condicionado, ponto de aspiração central e têm carga de energia que prevê uso desses aparelhos é mais valorizado. Uma tendência hoje também é automação de persianas e iluminação, para conseguir faze isso o imóvel precisa ter a estrutura que possibilite instalação dessas facilidades”, explicou.

3 – Planta
Outro ponto destacado pelos especialistas é a boa disposição dos espaços no local, como relata a arquiteta Laisa Arantes. “Quando a pessoa compra um apartamento, a última coisa que ela quer é ter que reformar ele todo, por isso é muito importante ter um projeto bem feito, agrega muito valor. A posição do imóvel, por exemplo, se estiver pegando sol da manhã, vista para o nascer do sol, é mais valorizado”, comentou.

A corretora Ermelinda lembrou que outro ponto importante é a privacidade do morador. “Quando as janelas de apartamentos diferentes ficam muito próximas umas das outras o local pode ficar desvalorizado, pois o cliente pode sentir que vai ter o interior da sua casa sempre exposto para uma pessoa estranha”, comentou.

Já o diretor comercial Marcos Henrique lembrou que o design também é importante. “É interessante que o imóvel traga áreas comuns integradas, que é uma tendência, mas também é preciso que o espaço seja inteligente, com salas confortáveis e ofereça boa utilização dos ambientes”, completou.

4 – Acabamento
Um diferencial que atrai a atenção do comprador está nos pequenos detalhes. “Faz toda a diferença ter um espaço bem acabado, com pintura bem feita e nova, piso bem colocado e de boa qualidade, manter imóvel sempre limpo e com a manutenção sempre em dia. Dar preferência também para cores claras e neutras, que dão amplitude ao ambiente”, disse a arquiteta Laisa Arantes.

O engenheiro Rodrigo Meirelles pontuou que o uso de bons materiais também é importante. “Valoriza o imóvel o uso de porcelanato no piso, metais das torneiras, fechaduras e as próprias portas de boa qualidade”, comentou.

5 – Áreas de lazer
Marcos Henrique lembrou, ainda, que as pessoas dão cada vez mais valor em áreas de lazer completas, porque muitos fatores contribuem para que fiquem cada vez mais em casa.

“O momento de crise, a Lei Seca e até a falta de segurança contribuem para que as pessoas saiam menos. Os clientes sempre perguntam sobre áreas com piscina, salão de festas e academia, que geralmente já vem totalmente equipados. Alguns condomínios mais completos oferecem ainda área gourmet e espaço infantil”, afirmou.

6 – Garagem
Uma das características mais procuradas, segundo os especialistas, é a disponibilidade de garagem. A corretora Ermelinda ressalta que, atualmente, é importante que o imóvel tenha um bom espaço para que o morador guarde o carro com segurança. “Hoje em dia muitas pessoas têm carro e, para elas, garagem é um item indispensável que valoriza o apartamento”, comentou.

O engenheiro Rodrigo Meirelles também pontuou que imóveis que têm um bom espaço para o veículo ganham vantagens no mercado. “Alguns lugares até têm garagens, mas algumas vagas não são tão espaçosas. Outros oferecem duas vagas, mas em uma delas um carro fica sempre preso. Aqueles que oferecem mais comodidade saem na frente”, avaliou.

7 – Condomínio e Segurança
Outro ponto que oferece diferencial a um imóvel destacado pela corretora Ermelinda é a boa administração do condomínio, em casos de conjuntos habitacionais. “Um local que tem o valor do condomínio bem aplicado em melhorias e serviços de qualidade nos espaços comuns é mais valorizado, é importante ter um síndico que realmente cuide do espaço”, afirmou.

A segurança do espaço é um desses serviços e é igualmente valorizada, segundo o engenheiro Rodrigo Meirelles. O especialista destaca que os empreedimentos que investem nesse fator são muito procurados pelos consumidores. “O condomínio precisa ser pensado junto com o projeto de segurança que será aplicado. Dependendo do local é preciso organizar para que tenha segurança 24h na portaria e na garagem, em outros lugares não é necessário”, pontuou.

8 – Equipamentos
A bancária Eliane Toledo Porto compra imóveis para alugar e já tem quatro apartamentos em Goiânia. Ela relata que os clientes procuram espaços que já tenham alguns itens instalados, como armários ou box dos banheiros.

“Qualquer benfeitoria que o local tiver já valoriza. Lustres, espelhos, por exemplo, são gastos a menos que a pessoa vai ter. São itens que não são considerados essências, mas são quase, porque onde não tiver o morador vai precisar gastar com isso”, esclareceu.

9 – Projeto de iluminação
A arquiteta Laisa Arantes garante que uma boa iluminação dos ambientes faz toda a diferença nos imóveis. Ela afirma que um projeto de qualidade influencia na percepção do ambiente e dá uma sensação positiva em quem visita o local.

“Na cozinha e área de serviço, por exemplo, é preciso enxergar bem, então é importante usar uma luz mais clara, fluorescente, que permite que a gente veja melhor. Já nos quartos e nas salas é interessante usar luzes mais quentes e criar efeitos que deixem os ambientes mais aconchegantes”, afirmou.

10 – Apresentação
Outra forma de valorizar o imóvel, conforme a arquiteta Laisa, é prepará-lo para receber a visita de forma que a pessoa se identifique com o espaço, principalmente em apartamentos que já são ou foram habitados. Desta forma, o potencial do ambiente é mostrado ao seu máximo e causa uma boa impressão.

“Uma técnica usada para ter uma boa apresentação é o chamado home staging, que é uma forma de maquiar o ambiente. A proposta é organizar os móveis de uma maneira inteligente, para que eles aproveitem e valorizem o espaço de forma mais neutra, que agrada a maior parte das pessoas”, comentou.

Fonte: G1

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    70  +    =  72

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA