Saiba tudo sobre o uso de painéis solares

8 de julho 2016

Meio Ambiente / Notícias | Um Comentário

Mesmo com todo o sol e calor que temos no Brasil, o país ainda não aproveita isso como forma de energia (sustentável) como deveria. A consciência sobre o uso da energia, antes de qualquer coisa, é essencial. É preciso que se faça um uso racional dos nossos recursos.

O aproveitamento da energia solar pode ser feito de diferentes formas, como, por exemplo, com maiores aberturas para a entrada de luz (com janelas, por exemplo) e com a instalação de painéis solares fotovoltaicos, que convertem a energia solar em energia elétrica, uma alternativa bastante conhecida, porém, não tão utilizada.

Instalar os painéis demanda certo espaço físico. Por isso, para uso residencial, costuma-se instalar os painéis no telhado, economizando espaço. Em relação à manutenção dos painéis, considera-se um processo simples, não necessitando, de forma geral, de mão de obra especializada, exceto, é claro, em casos de problemas no aparelho.

A principal vantagem do melhor aproveitamento da luz solar é ser ecologicamente correto, ou seja, sustentável. Além disso, não podemos esquecer o benefício financeiro. Porém, mesmo economizando já nas primeiras contas de luz, o investimento é alto, que valerá à pena em longo prazo.

Essa é a maior desvantagem da energia solar no Brasil: o preço. Um painel solar de 65w custa cerca de R$ 1000,00 (segundo o site http://painelsolares.com/). Sendo um investimento de longo prazo como citado, começa a compensar, financeiramente, de 5 a 10 anos depois da instalação.

Um ponto a ser destacado é que os painéis podem perder o potencial de geração de energia com o passar do tempo. Porém, esse é um processo lento. De qualquer forma, a manutenção correta dos painéis garante uma queda menos acentuada da geração de energia.

Bom, esperamos que esse post tenha te ajudado a esclarecer algumas questões sobre os painéis solares!

1 Comentário

Deixe o seu comentário!

4  +  4  =  

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

CENTRO

Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

(21) 3032-6400

ILHA DO GOVERNADOR

Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

(21) 3195-2553

SOLICITE UMA PROPOSTA