Dicas de como tornar sua sala de jantar mais convidativa

23 de agosto 2016

Dicas | 0 Comentário(s)

A sala de jantar é o espaço próprio para almoços e jantares em família ou entre amigos. Porém, se antigamente elas eram bem espaçosas, hoje em dia este cômodo tem tamanho reduzido. “Além de não ser mais um hábito comum sentar-se à mesa devido à falta de tempo, os apartamentos estão cada vez menores, deixando esse ambiente quase em extinção”, afirma a designer de interiores Roberta Cavina.

Diante da nova realidade de grande parte dos imóveis, a dica é deixar o espaço aconchegante, funcional e convidativo ao mesmo tempo. “O primeiro passo é ter os pés no chão. Não adianta querer ter todos os mobiliários se não há espaço suficiente para isso. A sala de jantar é um ambiente de grande circulação, não se pode obstruir as passagens, portanto, atenção às medidas disponíveis, pois deve haver folga na distância entre um móvel e outro”, afirma Roberta.

Segundo o arquiteto Júnior Piacesi, o planejamento da sala de jantar deve ser feito de forma a existir harmonia entre o tamanho do espaço e as dimensões da mesa escolhida. “Tem que analisar qual o tipo de mesa que ficaria interessante dentro da possibilidade, se será redonda, oval, retangular ou quadrada, para buscar o melhor aproveitamento”, afirma.

Na falta de uma mesa bem adaptada ao espaço do apartamento, a solução pode ser encomendar. “Uma opção é fazer mesas sob medida. Além de conseguir escolher diversos materiais, o móvel ficará planejado para o seu espaço, dando também a oportunidade de agregar outros mobiliários, como aparador, armário etc”, analisa Roberta.

Dicas

Piacesi frisa que o fato de uma mesa ter seis lugares, por exemplo, não significa que somente seis pessoas poderão ser convidadas para o encontro gastronômico. “É possível fazer bancadas mais altas próximas à mesa para servir mais pessoas nesse mesmo espaço”, explica.

Outras sugestões do arquiteto são para proporcionar um clima prazeroso. “Pensar na sonorização, principalmente no caso dos cômodos integrados com a sala de estar, cria um clima delicioso. Uma iluminação diferente para o dia a dia e outra para a hora do jantar também tem sido muito solicitado pelos clientes ”, destaca Piacesi.

Décor

Para compôr a sala de jantar, Roberta indica o uso de espelhos, de papéis de parede e de tapetes. “Esses itens ajudam a demarcar o ambiente, deixando-o mais aconchegante, diversificando dos demais espaços e, ao mesmo tempo, dando maior importância à decoração”, conclui.

 

Fonte: otempo.com.br

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    8  +    =  18

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA