Aprenda 13 dicas de sustentabilidade

22 de setembro 2016

Dicas / Meio Ambiente | 0 Comentário(s)

A sustentabilidade é um tópico que tem estado em foco, principalmente devido à preocupação da sociedade  com as futuras gerações e sua qualidade de vida. Por isso, cada vez mais pessoas estão preocupadas em aliar atitudes sustentáveis ao seu cotidiano. No post de hoje, daremos 13 dicas para te ajudar a agir de forma mais ecologicamente correta. Confira abaixo!

Reciclar é a primeira e, talvez, mais conhecida dica. Se quiser praticidade, apenas separe os materiais recicláveis do lixo orgânico, descartando-os em centros de coleta seletiva (ou ampliando a onda verde para o seu condomínio – sugira ao síndico! ;).

– A compostagem, que transforma resíduos orgânicos em adubo, faz muito bem para o meio ambiente. Você pode usar esse adubo até mesmo numa horta caseira, que tal?

Plante uma árvore! Além de estar na lista das coisas que devemos fazer antes de morrer, uma árvore em crescimento absorve mais dióxido de carbono da atmosfera do que emite, reduzindo os gases responsáveis pelo aquecimento global.

– Opte pelas lâmpadas fluorescentes, que são muito mais econômicas, gastando até 65% a menos de energia que as lâmpadas comuns, durando até 10 vezes mais!

– Prefira eletrodomésticos ecoeficientes, ou seja, que têm avaliação “A” no selo Procel. Além de ajudar a diminuir os gastos da conta de luz, permitem o uso mais eficiente da energia elétrica.

– Observe, ao fechar a porta da geladeira, se ela foi corretamente fechada, pois, caso não, ela consome muito mais energia elétrica para manter a temperatura interna.

– Quando não estiver usando o computador, desligue o monitor. Simples, né?!

– Se puder, opte por abrir janelas ou ligar o ventilador em vez do ar condicionado, que consome muito mais energia elétrica e é, muitas vezes, substituível por uma das alternativas mencionadas.

– Pense e confira bem antes de imprimir documentos, economizando tinta, papel e, também, energia. A fabricação de papel depende da derrubada de árvores, aumentando o aquecimento global o que, é claro, diminui a qualidade do ar e da água. Opte, inclusive, pelo papel com selo FSC.

– Se seu trabalho permitir, trabalhe de casa (o famoso home office). Além de comodidade e praticidade para a sua vida, gera a economia de combustível e, a melhor coisa, evita o estresse do trânsito do deslocamento.

– Crie o hábito de substituir o elevador pelas escadas. Além de economizar energia elétrica, a prática trará benefícios para a sua saúde, né?!

Evite os descartáveis, economizando recursos naturais e diminuindo a quantidade de lixo (que é um problemão atualmente, não é verdade?!). Fique longe das bandejas de isopor, copos e sacolas de plástico, entre outros, substituindo por produtos que, após o uso, podem ser lavados e reutilizados.

– Opte pelas pilhas recarregáveis ao invés das convencionais. Quando acabar sua validade, deposite-as em locais adequados, que possuam caixas coletoras para as mesmas. As pilhas podem contaminar água e solo, já que possuem mercúrio e cádmio. Fique atento!

Dicas não faltam para você praticar a sustentabilidade em casa, no trabalho, em qualquer lugar e a qualquer hora! Tá esperando o que para reavaliar e mudar seus hábitos, em prol do bem comum, de um mundo melhor para você e para as futuras gerações?! Mão na massa!

 

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    7  +  2  =  

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA