ML Administradora

Conheça plantas que ajudam a purificar o ar da sua casa

12 de setembro 2016

Meio Ambiente | 0 Comentário(s)

Vivendo em grandes centros urbanos, muitas vezes sofremos com problemas de saúde, como a rinite, sinusite, dores de cabeça, coriza e espirro frequentes e alergias. Isso porque nossas vias respiratórias ficam muito obstruídas nas cidades grandes, devido à poluição, o que acarreta em muitos desses problemas.

Com a qualidade do ar prejudicada, quem acaba sofrendo (literalmente) com isso, somos nós, cidadãos dessas cidades, que respiramos fumaças (de cigarro, veículos e fábricas), gases tóxicos liberados pelos sistemas de ventilação, e outros poluentes.

Sendo assim, resolvemos fazer o post de hoje com dicas de plantas que ajudam a purificar o ar, seja da sua casa, ou do seu ambiente de trabalho. Purificando o ar, são notórios os benefícios em longo prazo, como, por exemplo, evitar o surgimento ou crises das doenças crônicas. Confira!

– Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii): além de enfeitar o ambiente, ele também colabora com o combate aos fungos (e, por isso, é indicado para o banheiro). Deve ser cultivado em locais com pouca incidência direta do sol (suas folhas podem ressecar e se danificar). A irrigação deve ser feita três vezes por semana.

– Jiboia (Epipremnum pinnatum): é muito resistente e, por isso, torna-se uma boa opção para quem tem pouco tempo para cuidar. Ela também se adapta facilmente a diferentes ambientes, desde com luz constante (não necessariamente do sol). Absorve, entre outros, o xileno e o benzeno, contribuindo para um ar mais puro. A irrigação deve ser feita quando a terra parecer seca.

– Samambaia de Boston (Nephrolepis exaltata): muito famosa, a clássica samambaia melhora muito as condições do ar em ambientes fechado, já que age como um umidificador natural. Precisa de luz direta do sol e de ser regada todos os dias.

– Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata): também é resistente, suportando ambientes com meia-sombra. Por isso, pode ser colocada dentro de quartos. Além disso, ela absorve dióxido de carbono e libera oxigênio durante a noite, o que ajuda num sono mais tranquilo. Se a intenção for mesmo melhorar a qualidade do ar, use sete plantas de aproximadamente um metro cada por pessoa que frequente o ambiente.

– Azaleia (Rhododendron simsii): além de linda e super fofa, com flores de diferentes tonalidades, ela tem a capacidade de filtrar poluentes presentes no ar. Plante-as onde quiser, devendo irrigá-las num espaço de dois ou três dias.

– Hera-Inglesa (Hedera Helix L.): classificada pela NASA como uma das melhores plantas para purificar o ar, já que absorve toxinas como o formaldeído e o benzeno. Não precisa de irrigação frequente, e pode ser cultivada tanto para revestir muros e paredes externos, como em vasos.

Bom, ideias de plantas para ajudar a melhorar a qualidade do ar que respiramos não faltam, né?! Os tipos são variados, para você optar pelo que mais te agrada ou se encaixa nas suas necessidades ou disponibilidades de espaço, iluminação etc. Agora, é só escolher as que mais gosta e, além de melhorar a qualidade do ar, enfeitar o ambiente.


Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

Cadastre-se para receber novidades:

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!