ML News: O guia das fachadas de condomínios – ML Imóveis

27 de setembro 2021

Dicas | Um Comentário

ML News: O guia das fachadas de condomínios – ML Imóveis

O cartão de visitas da estética e padrão de condomínios é sua fachada. Apesar disso, muitas pessoas ainda confundem o que é, de fato, considerado fachada. Além de também ter dúvidas quanto às possíveis reformas e alterações na mesma.

Pauta de diversas assembleias, decidimos trazer esse assunto à tona para solucionar as principais questões e ajudar síndicos e condôminos de todos os tipos de condomínio.

O que é a fachada?

Começando pelo mais importante, é preciso entender o que compõe a fachada. Alguns acreditam que se trata apenas da frente do prédio, mas é tudo que compõe a área visível é considerado.

Ou seja, tanto a área externa (frente, fundo e laterais) quanto a interna (corredores, portas, garagem, áreas comuns) entram na conta. Basicamente, toda a estrutura visível é fachada em sentido amplo.

No caso de condomínios de casas, não há fachada interna, já que tudo que há dentro das unidades já é privativo, mas também vai além do frontal. As laterais, fundos, portões, ruas, jardins e calçadas fazem parte.

O que pode ser alterado na fachada?

As possibilidades são quase infinitas, dependendo de cada empreendimento. O mais comum é que surjam mudanças como a colocação de vidro na sacada, troca de porta de entrada, pinturas e até instalação de ar condicionado split.

Não é incomum que surjam debates sobre o que é e o que não é alteração de fachada. Por exemplo, a tela de proteção nas janelas é um item de segurança particular, mas sua cor influencia na harmonização da fachada externa. São nuances como essa que acabam deixando bastante pano para manga.

Vale dizer que todas essas regras existem para manter a valorização do imóvel. Sem padronização, o edifício é desvalorizado e prejudica todos os proprietários.

O que deve acontecer é que todos encontrem um consenso sobre o que funciona melhor para o projeto arquitetônico do todo.

Como realizar alterações na fachada?

Toda a padronização do condomínio, incluindo regras sobre uso de materiais e cores, deve constar na convenção condominial. Sabemos que, na prática, esse nem sempre é o caso. O que resolve a questão, portanto, são as assembleias gerais.

De acordo com a Lei de Condomínios:

é vedado ao condômino alterar a cor e a forma da fachada e suas esquadrias externas.

Se um condômino agir por conta própria, ele poderá ser notificado para restabelecer o padrão anterior, multado caso a notificação não surte efeito e até levado à Justiça em último caso.

Agora, se o desejo de promover uma alteração na fachada for da administração do condomínio, é importante uma verificação e atendimento do quórum necessário em assembleia.

Ao falar na questão jurídica, há muitos pontos em aberto.

Quando um assunto referente à fachada condominial chega aos tribunais, a análise é feita quase sempre de forma subjetiva. E cada juiz acaba colocando um peso diferente nas necessidades que se apresentam e nos elementos do caso concreto.

Por fim, vale mencionar que condomínios de casas dependem também da existência ou não de projeto arquitetônico prévio.

Se houver um, alterações como a cor das paredes externas ou calçadas só é permitida mediante aprovação geral de todos os condôminos.

Isso só não se aplica a espaços de loteamentos fechados. Ou seja, terrenos demarcados nos quais cada construção é individual e não parte de um conjunto condominial.

Tem outra dúvida sobre fachadas em condomínio? Deixe um comentário e ficaremos felizes em ajudar!

1 Comentário

  • LUCIANA D g CARNEIRO disse:

    Boa tarde!
    Moro em um condominio que possui 2 blocos distantes entre si. No recuo do elevador, onde ficam as areas externas do apto, é considerado fachada do predio? Obrigada

Deixe o seu comentário!

13  +    =  23

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

CENTRO

Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

(21) 3032-6400

ILHA DO GOVERNADOR

Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

(21) 3195-2553

SOLICITE UMA PROPOSTA