Cedae: especialista recomenda atenção aos filtros.

17 de dezembro 2020

Notícias | Um Comentário

Cedae: especialista recomenda atenção aos filtros.

Diante da água com coloração, gosto e cheiro fortes que a Cedae vem fornecendo aos consumidores desde o último dia 3, cariocas que possuem caixas d’água em casa estão sem saber o que fazer.

Porém, o presidente do Conselho Regional de Química diz que é preciso aguardar tratamento de carvão ativado na ETA do Guandu.

Cedae: á agua

A água é um componente bem significativo no orçamento de um condomínio, só perde para a folha de pagamento.

Por isso, desde que a Cedae confirmou a presença de geosmina na água, muitos moradores ficaram apreensivos. Porém, esvaziar a caixa d’água e encher novamente com a mesma água não me parece uma medida inteligente — pondera Borges. E ainda acrescenta que há condomínios avaliando entrar na Justiça contra a estatal por conta da má qualidade da água.

Segundo o químico Rafael Almada, presidente do Conselho Regional de Química do Rio, antes de resolver, é mais importante priorizar o uso de filtros de carvão ativado do que jogar fora os milhares de litros d’água acondicionados nos reservatórios de condomínios e residências.

Ademais, segundo Almada, doutor em engenharia química pela Coppe/UFRJ, a população só deve esvaziar e higienizar reservatórios quando o processo de filtragem por carvão ativado for implementado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu.

Assim que a Cedae der retorno ao prazo de colocação do carvão ativado, pode-se pensar na limpeza das caixas. Sobretudo, o importante é que a água esteja como deve ser: incolor, inodora e insípida. Se ela estiver dessa forma, é grande a possibilidade de ela estar dentro do padrão de potabilidade.

Leia a matéria na íntegra: https://oglobo.globo.com/rio/crise-da-agua-especialista-recomenda-atencao-aos-filtros-em-vez-de-esvaziar-caixas-dagua-cisternas-1-24203614

1 Comentário

  • CLOVIS OMAR CAMARGO SAMPAIO disse:

    Preciso de um filtro para entrada de caixa de agua, água vinda de um poço semi artesiano, água está vindo com argila (cor de barro), produz 1000 litros por hora.
    Moro em Brasília 061 998185533 33643134

Deixe o seu comentário!

  +  16  =  19

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

CENTRO

Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

(21) 3032-6400

ILHA DO GOVERNADOR

Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

(21) 3195-2553

SOLICITE UMA PROPOSTA