Confira as dicas para ser um bom hóspede ou um bom anfitrião

29 de agosto 2012

Dicas | 0 Comentário(s)

Extra

Confira as dicas das consultora de etiqueta Renata Abranchs e Marcele Góes para evitar conflitos durante o período em que alguém estiver recebendo ou sendo hóspede de alguém.

HÓSPEDES

– Educação, bom senso e respeito pelo espaço dos moradores é ponto fundamental. (Renata Abrachs)

– Respeite o lugar natural das coisas, preste atenção onde estavam e coloque-as no mesmo lugar novamente. Não mude o lugar das coisas na casa dos outros. (Marcele Góes)

– Não atenda ao telefone quando o anfitrião estiver em casa. Se ele não estiver e não tiver quem atenda (funcionário ou outra pessoa da casa), atenda e anote o recado, se não for para você. (Marcele Góes)

– Saiba exatamente como funciona a casa para que os moradores não sintam que você atrapalha a rotina. Se não conseguir se adaptar, vá para outro lugar. (Renata Abrachs)

– Colabore com a casa, comprando um biscoito, um chocolate ou algumas frutas. É uma gentileza que deve ser considerada não pelo valor, mas pela atitude. (Renata Abrachs)

– Por mais que o anfitrião o deixe à vontade, procure consumir alimentos juntamente a ele. Nas ocasiões de refeições, não abra bolos, tortas ou alimentos que possam estar reservados para algum momento em específico. (Marcele Góes)

– Procure saber qual é o esquema da chave, caso este não seja dado pelo anfitrião. Só peça a chave para copiar, quando você percebe que tem intimidade para isso. O ideal é que você se adapte aos horários da casa. (Renata Abrachs)

– Não monopolize o controle da TV. A preferência de escolha do programa a ser assistido é sempre do anfitrião. (Marcele Góes)

– Jamais toque o interfone durante a madrugada. Se perdeu ou esqueceu a chave, deixe o dia amanhecer para tocar a campainha. (Renata Abrachs)

– Dependendo do motivo da visita, provavelmente o anfitrião se programou para fazer passeios ou refeições em conjunto com você, portanto, tome sempre cuidado para não atropelá-lo ou excluí-lo. Vale a pena averiguar quais são os planos que ele tem mente. Preocupe-se em mantê-lo avisado caso você não vá passar a noite em casa ou chegar mais tarde do que o usual. (Marcele Góes)

– Deixe o banheiro seco após o uso. Espere o vapor sair e certifique-se de que o piso não está molhado. (Renata Abrachs)

ANFITRIÃO

– Se for um pedido de alguém que não tenha intimidade, seja sincero; caso não queira hospedar a pessoa, se disponha a ajudá-la a procurar algum lugar, caso seja possível. Mas não arrume desculpas do tipo: “Minha casa está em reformas” ou “Vou receber a minha tia nesse período”. (Renata Abrachs)

– Se o hóspede for um convidado da casa, procure deixá-lo a vontade, respeite o seu espaço, mas apresente a rotina da casa para que ele possa se adaptar mais facilmente. (Renata Abrachs)

– Ofereça ajuda, direções, carona, sempre que possível. Não é necessário tirar férias do trabalho para recepcionar o convidado, mas se puder dedicar alguns momentos de atenção, é sempre bem-vindo, principalmente para quem vem de longe e não conhece nada da cidade. (Marcele Góes)

– Esclareça as regras da casa sobre chaves, refeições, toalha e roupas sujas etc. (Renata Abrachs)

– Deixe um bilhete ou compre algum mimo para receber o seu hóspede. (Renata Abrachs)

– É delicado colocar toalhas para a pessoa, ou um roupão. É uma forma delicada de dar as boas vindas. (Renata Abrachs)

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    2  +  3  =  

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3032-6400

    SOLICITE UMA PROPOSTA