Confira as dicas para ser um bom hóspede ou um bom anfitrião
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Confira as dicas das consultora de etiqueta Renata Abranchs e Marcele Góes para evitar conflitos durante o período em que alguém estiver recebendo ou sendo hóspede de alguém.
HÓSPEDES
– Educação, bom senso e respeito pelo espaço dos moradores é ponto fundamental. (Renata Abrachs)
– Respeite o lugar natural das coisas, preste atenção onde estavam e coloque-as no mesmo lugar novamente. Não mude o lugar das coisas na casa dos outros. (Marcele Góes)
– Não atenda ao telefone quando o anfitrião estiver em casa. Se ele não estiver e não tiver quem atenda (funcionário ou outra pessoa da casa), atenda e anote o recado, se não for para você. (Marcele Góes)
– Saiba exatamente como funciona a casa para que os moradores não sintam que você atrapalha a rotina. Se não conseguir se adaptar, vá para outro lugar. (Renata Abrachs)
– Colabore com a casa, comprando um biscoito, um chocolate ou algumas frutas. É uma gentileza que deve ser considerada não pelo valor, mas pela atitude. (Renata Abrachs)
– Por mais que o anfitrião o deixe à vontade, procure consumir alimentos juntamente a ele. Nas ocasiões de refeições, não abra bolos, tortas ou alimentos que possam estar reservados para algum momento em específico. (Marcele Góes)
– Procure saber qual é o esquema da chave, caso este não seja dado pelo anfitrião. Só peça a chave para copiar, quando você percebe que tem intimidade para isso. O ideal é que você se adapte aos horários da casa. (Renata Abrachs)
– Não monopolize o controle da TV. A preferência de escolha do programa a ser assistido é sempre do anfitrião. (Marcele Góes)
– Jamais toque o interfone durante a madrugada. Se perdeu ou esqueceu a chave, deixe o dia amanhecer para tocar a campainha. (Renata Abrachs)
– Dependendo do motivo da visita, provavelmente o anfitrião se programou para fazer passeios ou refeições em conjunto com você, portanto, tome sempre cuidado para não atropelá-lo ou excluí-lo. Vale a pena averiguar quais são os planos que ele tem mente. Preocupe-se em mantê-lo avisado caso você não vá passar a noite em casa ou chegar mais tarde do que o usual. (Marcele Góes)
– Deixe o banheiro seco após o uso. Espere o vapor sair e certifique-se de que o piso não está molhado. (Renata Abrachs)
ANFITRIÃO
– Se for um pedido de alguém que não tenha intimidade, seja sincero; caso não queira hospedar a pessoa, se disponha a ajudá-la a procurar algum lugar, caso seja possível. Mas não arrume desculpas do tipo: “Minha casa está em reformas” ou “Vou receber a minha tia nesse período”. (Renata Abrachs)
– Se o hóspede for um convidado da casa, procure deixá-lo a vontade, respeite o seu espaço, mas apresente a rotina da casa para que ele possa se adaptar mais facilmente. (Renata Abrachs)
– Ofereça ajuda, direções, carona, sempre que possível. Não é necessário tirar férias do trabalho para recepcionar o convidado, mas se puder dedicar alguns momentos de atenção, é sempre bem-vindo, principalmente para quem vem de longe e não conhece nada da cidade. (Marcele Góes)
– Esclareça as regras da casa sobre chaves, refeições, toalha e roupas sujas etc. (Renata Abrachs)
– Deixe um bilhete ou compre algum mimo para receber o seu hóspede. (Renata Abrachs)
– É delicado colocar toalhas para a pessoa, ou um roupão. É uma forma delicada de dar as boas vindas. (Renata Abrachs)
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