Rapidez e Economia

3 de agosto 2012

Notícias | 0 Comentário(s)

Focando

As construtoras investem em métodos diferenciados nas obras, como o aço, para atender à grande demanda por habitação. São projetos para a construção de casas lineares e até de prédios pelo sistema, que é mais rápido e econômico. No Rio, é possível encontrá-los em Volta Redonda, em um condomínio para o segmento econômico em parceria com a prefeitura.

Segundo a diretora do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), Catia Mac Cord, o material pode ser usado em qualquer tipo de imóvel, do mais simples ao mais elaborado. “O sistema construtivo em estrutura metálica é mais rápido e com menor impacto do que a construção tradicional. Seus componentes saem da fábrica para a obra onde a montagem é feita. Em função da maior velocidade de execução, haverá ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel”, diz.

As construtoras que adotam o método também são beneficiadas, pois o retorno do capital investido é mais rápido. Segundo Catia, a redução do tempo de obra é de até 40%, se comparada com os processos convencionais, já que a fabricação da estrutura é feita em paralelo às fundações, permitindo trabalhar em várias frentes de serviço simultaneamente. A diminuição de formas e escoramentos e o fato de a montagem da estrutura ser menos afetada pelas chuvas são outros fatores que contribuem para essa redução. O aço também é 100% reciclável.

Método é mais uma alternativa

É importante destacar que o aço chegou não para substituir os materiais tradicionais, mas para oferecer ao setor mais opção na hora de construir. A afirmação é do arquiteto da Usiminas e especialista em construção em aço Roberto Inaba.

“Ao profissional competente, arquiteto ou engenheiro, cabe conhecer todos os materiais e tecnologias disponíveis, para utilizá-los da forma mais adequada e aproveitando suas melhores características. Vivemos momento importante na construção, que começa a dar passos significativos rumo à modernidade, à industrialização, à diminuição drástica de desperdícios e à racionalização e enobrecimento da mão de obra”, explica.

Prédio com estrutura de metal

A construtora Arte a Metro pretende usar a estrutura metálica (pilares e vigas) no Residencial Assuero, em Duque de Caxias. “Analisamos sistemas de fechamentos industrializados, como de paredes em concreto, com a utilização de formas metálicas”, diz Elaine Condor, diretora da empresa.

O Assuero está com obras em ritmo acelerado e a previsão de entrega é para abril de 2013. Ao todo, são 128 unidades de dois quartos com varanda, além de área de lazer. “Há apenas nove apartamentos à venda com preços a partir de R$ 100 mil cada e financiamento pela Caixa”, lembra. Além disso, a Arte a Metro, em parceira com a Usiminas, construirá 260 unidades na Região Serrana.

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    5  +  2  =  

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA