Saiba como aproveitar melhor espaços pequenos na sua casa

7 de abril 2016

Dicas | 0 Comentário(s)

Muitas vezes, temos um espaço da nossa casa pequeno demais – às vezes, toda a casa. Morar em espaços pequenos, assim como tudo na vida, têm suas vantagens: costuma ser mais econômico, fácil de limpar e organizar, além do que sempre podemos chamar nosso cantinho de aconchegante, certo?!

Em contrapartida, pode dar um trabalho maior pra acomodar todas as coisas e ainda ter um ambiente confortável e arrumado. Pra dar a sensação de mais amplitude e otimizar os espaços, dando mais fluidez aos espaços e facilitando seu dia-a-dia, siga algumas dicas práticas e simples!

Azul petróleo e amarelo são tonalidades que não cansam e dão leveza ao ambiente. Assim, aproveite essas cores para colocá-las em alguns detalhes da sua casa. Como o espaço, na horizontal, está comprometido, crie espaços verticais: suportes, estantes e ganchos distribuem objetos de decoração (ou não), organizando tudo com um ar mais charmoso. A TV, por exemplo, pode ser colocada num suporte para não comprometer o espaço da sala. Na cozinha, utensílios, panelas e canecas podem ser penduras por ganchinhos, liberando outros espaços e dando um ar criativo ao espaço.

Em relação à iluminação, é bom frisar que ambientes bem iluminados criam uma sensação de espaço, então, invista nisso! Janelas amplas também ajudam nessa hora. Prefira cores claras nas paredes para transmitir luz ao local. Espelhos, vidros e transparências também auxiliam a refletir a luz. Evite lustres muito baixos e também os de cúpula grande.

Quanto aos móveis, cuidado com a proporção e prefira modelos versáteis, como mesas, cadeiras e camas dobráveis. Sofás-camas, pufes e closets abertos são boas opções. Os baús, por exemplo, servem tanto para armazenar objetos, como de assento. Então, também é bastante útil (e fofo, né?!).

Quando a casa é toda muito pequena, uma boa ideia é integrar ambientes diferentes. Por exemplo, ao unificar a sala e a cozinha, usando uma mesa, estantes ou bancadas para fazer uma certa divisão dos ambientes, você ganha espaço. Portas de correr também são ótimas para poupar espaço numa casa pequena.

Lembre-se que organização é fundamental, especialmente em ambientes menores. Então, reserve um pequeno tempo diariamente, de cinco a dez minutos, para organizar objetos e roupas espalhados e quaisquer baguncinhas que tenha feito durante o dia. Assim, você se poupa de fazer um “mutirão” que uma situação caótica necessita. De tempos em tempos, faça uma “limpa geral”, separando objetos, roupas, sapatos e tudo mais que não estiver usando. Assim, seu espaço fica mais leve, assim como você, que pode doar a quem estiver precisando. 😉

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    10  +    =  15

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA